segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Romance de José de Alencar-TIL (análise crítica )

ROMANCE: Como ler?

TIL - José de Alencar

1)-Ação

Til,de José de Alencar,é uma obra caracterizada como romance-novela;possui uma dramaticidade dinâmica.Sua temática é baseada na época do Brasil Colonial.Embora não tendo,uma sequência cronológica dos fatos, o romance possui coerência e coesão que torna o drama compreensível, porém exigindo do leitor muita atenção para não se perder no decorrer da narração que torna o romance muito movimentado e em um pequeno espaço de tempo cria inúmeros acontecimentos envolvendo muitos personagens.Há uma pequena intertextualidade com as tragédias gregas ao narrar a “Ave-Maria”,muitas mortes e muitos órfãos interligando assim vários núcleos existentes no enredo: A família de  Guedes,a família de D.Tudinha, Luiz Galvão,  o Tinguá e ainda os capangas : Jão Fera e Gonçalo Pinta.

2)                          Lugar

Tudo acontece em um lugar chamado Santa Bárbara, próximo a Campinas no estado de São Paulo, mas o romance faz referência também à cidade de Itu; à Vila de Piracicaba e à fazenda do Limoeiro. A floresta, assim como o bar à beira da estrada,o Bacorinho e o lugar chamado Ave-Maria são recursos particulares dentro do romance. Os sentimentos que o romance causa no leitor são: Piedade, indignação e choro e algumas vezes satisfação quando há uma vingança. O autor se mostra um artista da palavra quando através dela utiliza de vários adjetivos para reforçar característica das personagens e lugares fazendo o leitor “viajar em imaginação na história”, e também quando toca o emocional do leitor.

3)                          Tempo

O narrador utiliza disfarces físicos e mudança de nomes em seus personagens. De acordo com a chegada de cada personagem na trama, o tempo é manejado pelo narrador que torna o tempo passado sempre presente. Portanto o tempo  predominante é o psicológico.

4)                          Personagens

Personagens planas- Não tem iniciativa,não tem ação significativa no romance.(Linda, Miguel, D. Ermelinda, Besita e  D. Tudinha).

Personagens redondas- Tudo gira em torno da personagem principal
(Berta).
Jão Fera- Ação de heroísmo.

5)                          Trama
   O romance é a história de Berta, uma menina que fica órfã ainda bebê; sua mãe é assassinada pelo próprio marido, por ciúme ao saber que não era pai da criança. A menina cresceu inocente de sua própria história e era uma pessoa muito amável, justa e bondosa. Vivia com D.Tudinha, uma senhora que a adotou e a amamentou  junto com seu filho Miguel. Berta era muito amiga de Afonso e Linda, ambos, filhos de Luiz Galvão: grande fazendeiro, e D. Ermelinda. Jão Fera é um personagem muito importante na trama,pois ele no início é um “bandido”, assassino e cruel. No decorrer da novela, ele vai se revelando como um herói. Ele é um guardião para Berta pois desde quando ficou órfã, ele a defendera e continuava sempre por perto. Berta era muito amada por Miguel e Afonso; mas não se decidia por nenhum, pois Linda era apaixonada por Miguel e sua grande amiga. Berta chega a convencer Miguel a namorar Linda, embora sinta ciúme. Til,é um apelido que a própria Berta se dá para facilitar o aprendizado de Brás, pois era o símbolo que ele mais gostava no alfabeto. Por ser deficiente, Brás não conseguia aprender com clareza e por isso apanhava de palmatória nas aulas, e só Berta conseguiu ensiná-lo. Portanto eis o nome da obra. O romance não se enquadra na característica linear ou progressivo e sim como vertical ou analítico, pois dá  maior ênfase aos personagens e no drama que eles vivem. Exemplo: Berta é tão marcada por sua história quando a descobre, que decide não aceitar a paternidade de Luiz Galvão e sua riqueza e fica com D.Tudinha, cuidando dos excluídos a sua volta.

6)                          Verossimilhança

A ação dos personagens têm grande importância dentro do romance, pois são eles e principalmente Jão Fera,que faz a novela acontecer,ele possui um heroísmo fantástico,exemplo: Consegue vencer uma manada de Caitetus com Berta sobre os ombros e ainda salva o Pai-Quicé; se entrega à prisão e consegue sair livre. Por se tratar de fazendeiros,capangas, escravos, lavouras de cana e café, a trama tem uma semelhança com a verdade, pois isso faz parte da história do Brasil.

7)                          Ponto de Vista

A narração do romance é feita em terceira pessoa. O narrador é onisciente; ele conhece, sabe todos os pensamentos e planos dos personagens e os revela ao leitor. Não é um personagem e nem um simples espectador.


8)                           Romance fechado

O romance não apresenta características para ser considerado fechado.


9)                          Romance aberto


A trama apresenta características de um romance aberto, Pois o narrador traz ao longo da história, personagens próximos da realidade, por exemplo: Pessoas bondosas como Berta, D.Tudinha, e maldosas como Ribeiro e Gonçalo Pinta, que retratam sentimentos e ações comuns de pessoas reais. O narrador faz com que o leitor tenha profundas reflexões sobre o preconceito,a exclusão,a injustiça,
   e permite ao leitor participar da trama, pois faz o leitor pensar,refletir pressupor o que irá acontecer em alguns capítulos, ao mesmo tempo cria “armadilhas” durante seu “percurso” que pode confundir o leitor se não estiver atento. O leitor pode ainda continuar imaginando uma sequência  mesmo após o final do romance.

10)      Romance monofônico


Não é apresentado na novela características de um romance monofônico.


11)         Romance polifônico


              Não é apresentado na novela características de um romance polifônico.












6 comentários:

  1. Deve ser um livro bem difícil de ler... Quando o autor opta por utilizar tempo psicológico, a leitura deve ser bem mais rígida.

    ResponderExcluir
  2. Acho engraçado essas histórias sobre professores antigamente, sempre os retratam como uns tiranos, simbolizando sua força com a palmatória, deve ser por isso que hoje o professor virou uma figura tão marginalizada em nosso país, devido a essas retratações nos livros.

    ResponderExcluir
  3. A leitura parece ser bem complexa, mas a trama se mostrou bastante interessante. Ficou muito boa a sua análise ^^

    ResponderExcluir
  4. Achei o livro muito bom.
    No começo a leitura dificil, é lenta mas depois que começa desenrolar é muito intensa! gostei demais (:

    ResponderExcluir
  5. Olá Vera!
    Gostei muito de sua análise. Gostaria de saber se posso usá-la no meu blog, rementendo, é claro, os créditos e links ao seu blog.
    Neste blog, faço uma "tradução simultanea" de Til, no propósito de simplificar o vocabulário fortemente agudo de José de Alencar.
    Espero que possa me ajudar.
    http://legerecrescere.blogspot.com.br/
    Excelente blog!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da historia começei a ler reçentemente, foi difícil no início mas acabei pegando o jeito e mais gostei muito da sua análise sobre o livro, e Vera vc abordou umas citações que não conhecia na literatura como romance polifônico ou monofônico,linear e progressivo, vertical e analítico como não conheço esses termos ainda vou buscar me informar mais, obrigado

    ResponderExcluir